Os mofos e bolores são fungos, micro-organismos que não podem ser vistos a olho nu, que se multiplicam em ambientes úmidos e com baixa luminosidade ou ventilação, podendo causar inúmeros danos à saúde humana e animal, em especial ao sistema respiratório diante da inalação de seus esporos, causando doenças e alergias como sinusite e rinite alérgica, bronquite, asma e, em quadros mais graves, pneumonite de hipersensibilidade.
Tais patologias são mais comuns em regiões litorais e em épocas mais frias e chuvosas, quando os cômodos ficam fechados por mais tempo, afetando principalmente guarda-roupas, armários de cozinha, paredes que tomam chuva e banheiros, nos quais surgem manchas, bolhas e infiltrações.
Para eliminar esses micro-organismos, basta preparar uma solução na proporção de 1 parte de agua para 3 partes de cloro : aplique a solução de hipoclorito em toda a superfície afetada e deixe agir por 40 minutos. Com um pano úmido, retire o produto e repita o processo até eliminar por completo as manchas. Em seguida, deixe a superfície secar e se certifique de que não há presença de partículas soltas.
Nas áreas externas, o processo de eliminação das patologias pode ser mais agressivo. Prepare uma solução de hipoclorito de sódio com 1L de cloro para duas partes de água e aplique em toda a superfície. Deixe a solução agir por 40 minutos e lave com uma máquina de alta pressão, repetindo o processo até as manchas desaparecerem.
Em ambos os casos, se a pintura estiver pulverulenta, é recomendado o uso da Eco Fundo Preparador de Paredes Base Água, que protege e fixa as partículas soltas. Recomenda-se, ainda, o uso de uma tinta anti-mofo como a Metalatex Bioprotect, composta por um poderoso biocida, para assegurar que a patologia não retornará para a área higienizada. Já em regiões litorais, é ideal usar o Metalatex Litoral Premium™, biocida e anti-mofo que preserva a cor por mais tempo.