O tipo e a intensidade da iluminação alteram nossa percepção das cores, podendo ser sua combinação um ponto-chave para uma decoração criativa e aconchegante. Além da escolha de lâmpadas adequadas para cada espaço, as cores de um ambiente podem potencializar a iluminação já presente, e torná-la mais criativa e funcional.
É fundamental conhecer o estilo do ambiente para entender a composição da relação entre paredes, móveis, decoração e iluminação, para manter a harmonia – lembrando que a iluminação natural é a que torna a visualização das cores mais fiel, mesmo variando ao longo do dia e de acordo com as condições do tempo. Dessa forma, a iluminação pode influenciar a percepção das cores e seus tons, tornando imprescindível se atentar à escolha da lâmpada utilizada e seus tons frios e quentes.
Para paredes escuras a melhor escolha são as lâmpadas frias – lembrando que, quanto mais escura a parede, mais iluminação ela exigirá e, consequentemente, mais gastos de energia. Saiba usar os tons mais escuros com moderação!
Já as cores claras, combinam tanto com iluminações frias como quentes, dependendo do cômodo em questão. Porém, é importante saber escolher bem as lâmpadas frias, já que elas podem tornam o ambiente desconfortável devido ao excesso de claridade refletidas pelas paredes claras.
A combinação certa tem poder de causar sensações e tornar o ambiente mais receptivo e confortável, além de conferir maior personalidade. Os tons quentes de luz ressaltam as cores amarela, vermelha e laranja, enquanto os mais frios acentuam azuis, violetas e verdes.
As possibilidades de acordes cromáticos são infinitas e ilimitadas com as mais de mil cores que a Sherwin-Williams oferece, permitindo que se criem as mais diversas sensações e emoções dentro dos espaços para materializar sua criatividade. Basta se aventurar!