O tipo e a intensidade da iluminação alteram nossa percepção das cores, podendo ser sua combinação um ponto-chave para uma decoração criativa e aconchegante. Além da escolha de lâmpadas adequadas para cada espaço, as cores de um ambiente podem potencializar a iluminação já presente, e torná-la mais criativa e funcional.
É fundamental conhecer o estilo do ambiente para entender a composição da relação entre paredes, móveis, decoração e iluminação, e manter a harmonia – lembrando que a iluminação natural é a que torna a visualização das cores mais fiel, mesmo variando ao longo do dia e de acordo com as condições do tempo. Dessa forma, a iluminação pode influenciar a percepção das cores e seus tons, tornando imprescindível se atentar à escolha da lâmpada utilizada e seus tons frios e quentes.
Como a iluminação afeta a percepção das cores nos ambientes?
É preciso sempre pensar o que queremos do ambiente quando vamos decorar, e analisar o que já existe em cores de móveis, paredes e revestimentos. Só depois disso podemos propor o que queremos fazer e passar para a etapa de entender o modelo de lâmpada e a temperatura de cor mais adequada para ressaltar determinado objeto de decoração e design. As cores conseguem causar sensação de ampliação ou redução dos ambientes, por isso, tudo depende da percepção que causa combinada com as luzes.
O primeiro passo é escolher a cor ou a luz?
Primeiro, precisamos saber a cor que queremos para então pensar na luz e como ela impacta no ambiente e os matizes de cor. O ideal é sempre ter em mente que a melhor iluminação para a boa reprodutibilidade da cor é a iluminação natural solar, por isso é importante ver como a cor se comporta nela, ressaltando suas forças ou suavidades. Quanto maior o Índice de Reprodução de Cores (IRC), que vai de 1 a 100, melhor a visualização do objeto e da parede como realmente é.
Quais lâmpadas representam melhor as cores?
As lâmpadas incandescentes e halógenas têm IRC de 100 e as fluorescentes e de LED possuem IRC de 85 a 90, portanto, são as mais indicadas. Ambientes comerciais como supermercados, açougues e hortifrutis, por exemplo, usam lâmpadas com IRC mais alto para ressaltar a cor dos alimentos que vendem. Toda a luminosidade das lâmpadas é medida pela unidade Kelvin, então quando temos temperaturas de cor mais baixas, a lâmpada é mais quente, e quando a temperatura é mais alta, a lâmpada é mais fria, ideal para pinturas mais escuras, já que serão menos absorvidas pela cor e mais refletidas por ela, lembrando que quanto mais escura uma parede, mais iluminação ela exige. Tons frios, como verdes, azuis e violetas são ressaltados pelas lâmpadas e iluminações mais quentes acentuam cores mais quentes também, como vermelhos, laranjas e amarelos.
Posso usar duas temperaturas de lâmpada no mesmo ambiente?
Sim, mas depende do que você quer ressaltar. Às vezes, quando você coloca um ponto focal , você pode usar uma temperatura para aquele ambiente e colocar uma iluminação geral de outra temperatura de cor. São ambientes versáteis, por exemplo, quando você quer usar uma luminária diferenciada em um espaço de leitura que tem outra iluminação geral.
Qual a melhor forma de escolher a cor para o meu ambiente?
O ideal é pesquisar imagens de referência na internet para se inspirar. Após esse passo, a Sherwin-Williams oferece gratuitamente o aplicativo ColorSnap Visualizer que busca facilitar a escolha da cor antes mesmo de você se deslocar até uma de nossas lojas. Através de suas diversas funcionalidades, você consegue visualizar a cor escolhida no seu próprio ambiente ou no ambiente pré-programado do app. É só escolher a cor e aplicá-la. É importante, também, ficar atento ao Índice de Refletância das Cores (SRI): quanto mais alto, mais ela reflete a luz, e quanto mais baixo, mais ela a absorve. Além disso, o aplicativo possui um software de realidade aumentada que simula a iluminação natural do ambiente para a escolha da cor. Em seguida, basta ir até uma loja e obter uma amostra da cor escolhida para testá-la em 1m2 de parede e verificar como se comporta com a variação da luz natural ao longo do dia no ambiente escolhido.
As possibilidades de acordes cromáticos são infinitas e ilimitadas com as mais de mil cores que a Sherwin-Williams oferece, permitindo que se criem as mais diversas sensações e emoções dentro dos espaços para materializar sua criatividade. Basta se aventurar!